De Olho no Mosquito: Bem Estar explica como age o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite

Conhecer os hábitos do mosquito é um passo para evitar a presença dele dentro de casa, mas isso envolve ainda a limpeza urbana e o acesso à água.

O Bem Estar desta terça-feira (28) mostra um "Big Brother" do mosquito Aedes aegypti. Conseguimos capturar o momento exato em que a fêmea põe os ovos, uma imagem rara, difícil de capturar.

A fêmea vive apenas 30 dias, mas durante esse tempo pode colocar até mil ovos. No momento do ataque, ela usa uma força como se enfrentasse um prédio de mil andares. Testes de sobrevivência, prova do líder, o que pode eliminar o mosquito da dengue, zika e chikungunya? Doutor Kleber Luz, especialista em arboviroses responde. Doutor Caio Rosenthal, infectologista e consultor do programa explica as regras da vacina contra febre amarela.




Saiba mais

O mosquito Aedes aegypti está na maioria das cidades brasileiras e já transmite 3 doenças. O perigo é passar a transmitir uma quarta, a febre amarela. Conhecer seus hábitos é um passo para evitar a presença dele dentro de casa, mas isso só funciona com uma resposta integrada, que envolve ainda a limpeza urbana e o acesso à água.

A diferença dos sintomas - Dengue: dor no corpo e febre alta.
Chikungunya: dores e inchaços espelhados principalmente nas articulações (espelhado significa que se tem dor no pulso esquerdo, a dor se reflete também no direito).
Zika: coceira e vermelhidão na pele. Febre amarela: a pele fica amarelada.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/de-olho-no-mosquito-bem-estar-explica-como-age-o-aedes-aegypti-e-as-doencas-que-ele-transmite.ghtml