Governo tem estoque de vacinas contra a febre amarela para atender à demanda, diz ministério

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, está produzindo 4,5 milhões de doses por mês e tem capacidade para até 9 milhões de doses.



O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (16) que há "estoque estratégico para atender a demanda atual de vacinação". O órgão disse, ainda, que a quantidade de vacinas produzidas pela Fiocruz, por meio de Bio-Manguinhos, é de 4,5 milhões de doses mensais. Eles destacaram que o laboratório tem capacidade de produzir até 9 milhões de doses mensais.

A dúvida surge após o governo anunciar que irá vacinar, até o final do ano, toda a população do Rio de Janeiro. O estado, que registrou uma morte e está com três notificações, entrou na lista dos afetados pela doença, cercado por Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, os três no topo com o maior número de registros desde o início do surto.

O Ministério da Saúde pede, no entanto, que as pessoas busquem se a cidade onde moram está em zona de risco e recomendação para a vacinação. E a cidade do Rio de Janeiro não está incluída. Caso o município não esteja na lista, só há necessidade de vacina para as pessoas que irão viajar para as regiões incluídas no mapa de risco da febre amarela.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/governo-tem-estoque-de-vacinas-contra-a-febre-amarela-para-atender-a-demanda-diz-ministerio.ghtml