Um em cada quatro bebês não tomou as três doses da vacina tetravalente, segundo pesquisa do IBGE


RIO — Divulgada nesta sexta-feira, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 24,1% das crianças — uma em cada quatro — com até 1 ano de idade não haviam tomado as três doses da vacina tetravalente, que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche e meningite.

Outro dado que chamou atenção foi que 29,2% dos bebês não realizaram o teste do pezinho na primeira semana de vida. Esse problema ocorreu com mais frequência no Nordeste, onde 46,2% dos recém-nascidos não passaram pelo teste. A menor incidência foi na região sudeste, com 15,3%. Em relação aos testes da orelhinha e do olhinho, que são menos conhecidos, os índices são ainda mais alarmantes. No primeiro caso, 44% das crianças não o realizaram no primeiro mês de vida. Já o teste do olhinho foi deixado de lado por 48,9% dos bebês, também no primeiro mês de vida.


— O cuidado nessa fase da vida é muito importante para o indivíduo na fase adulta, por isso esperávamos que mais pais levassem seus filhos para fazer esses exames — afirma Helena Oliveira da Cruz Monteiro, técnica do IBGE que participou da pesquisa, feita em parceria com o Ministério da Saúde.

Fonte: O Globo