Rotavírus, quanto antes você aprender sobre ele, melhor.


O que é Rotavírus?

O Rotavírus é um vírus extremamente comum, fácil de contrair e que pode ter consequências graves. É a principal causa de diarreia grave em crianças com até dois anos de idade em todo do mundo.

A transmissão é fecal-oral, por meio de contato direto com a pessoa infectada ou com alimentos, líquido e objetos contaminados.

Os sintomas iniciam-se cerca de 1 a 2 dias depois do contágio e duram de 3 a 8 dias, podendo variar de diarreia leve a quadros graves que necessitam de hospitalização.

Por que o Rotavírus causa preocupação?

A maioria das infecções acontece em crianças de 6 meses a 2 anos de idade, com o quadro clássico de diarreia aquosa abundante precedida de febre e vômitos, que pode resultar em desidratação principalmente em menores de um ano de idade.


Sinais de desidratação:

• Boca seca

• Choro sem lágrima

• Diminuição da produção de urina

• Perda de peso

• Irritabilidade

Como tratar a infecção por Rotavírus?

O tratamento consiste basicamente em evitar a desidratação por meio do aleitamento materno, da ingestão de líquidos (por exemplo: água, sucos e chás) e do repouso.

O reconhecimento rápido dos sinais de desidratação é fundamental para evitar complicações mais graves.

Se o seu (sua) filho (a) apresentar qualquer sinal de desidratação, é recomendável a avaliação médica para o tratamento adequado.

A organização mundial da saúde estima que, no mundo inteiro a infecção por rotavírus seja responsável por cerca de 2 milhões de hospitalizações e cerca de 450 mil mortes por ano em crianças menores de 5 anos.

É possível ter mais de uma infecção por Rotavírus ao longo da vida?

Sim. Há vários tipos diferentes de rotavírus e a infecção por um deles não confere proteção total contra os demais. Assim, a maioria das crianças pode ter vários episódios de infecção por tipos diferentes de rotavírus, sendo que a primeira infecção tende a ser mais grave.

Até os 5 anos de idade, quase todas as crianças já foram infectadas pelo rotavírus ao menos uma vez.

São conhecidos mais de 50 tipos de rotavírus que variam ao longo do tempo e conforme a localização geográfica. Atualmente, cinco representam 95% dos rotavírus circulantes no Brasil.

Como posso prevenir a infecção pelo Rotavírus?

Vacinar contra o rotavírus: existem vacinas que protegem contra o rotavírus, elas devem ser administradas nos primeiros meses de vida. Consulte o pediatra de seus filhos.

Manter o aleitamento materno: Além de muitos outros benefícios, é um fator que aumenta a resistência das crianças contra a diarréia.

Cuidar da higiene pessoal e doméstica: Lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar as fraldas, manipular/preparar alimentos, amamentar e manusear materiais/objetos sujos.

Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.

Utilizar sempre água tratada para beber e preparar os alimentos.